A censura contra sites e blogs no Pan Americano

1

caue-wwweteceteranet.jpg
No último post sobre o Panamericano que fiz, falei sobre os meios de comunicação que detinham os direitos de transmissão do evento no Brasil. Nenhum veículo da internet foi citado, isso porque esse meio foi vetado da transmissão do Pan.

Isso mesmo, nenhum veículo online pôde comprar os direitos de transmissão do Pan. Assim, nenhum jornalista de site pode estar nas instalações da competição e os sites só podem mostrar conteúdo oficial, divulgado pela própria organização, não tendo direitos de publicar conteúdo próprio e mesmo assim só depois de 6 horas do fim das competições.

Segundo os organizadores, tal atitude deve-se à necessidade de defender os interesses dos veículos de TV. Não concordo com tal explicação. Afinal, dezenas de eventos esportivos são adquiridos por emissoras de TV e por veículos de internet e nem por isso deixam de dar lucro e retorno aos mesmos.

Não bastasse isso, a organização ainda proibiu os atletas de manterem seus blogs pessoais durante o Panamericano. Eles também não poderão manter fotologs ou videologs durante os jogos. Até mesmo os sites pessoais dos atletas terão de receber uma autorização para entrar ou continuar no ar.

Para mim são decisões mais que equivocadas, principalmente a proibição dos blogs e sites pessoais. Isso fere os direitos pessoais de cada cidadão. Proibir determinado tipo de imagem referente ao Panamericano nesses sites tudo bem, mas agora, desativar o site todo é no mínimo, equivocado.

Resta saber se toda essa intolerâcia também se estenderá a fatores mais importantes como segurança e organização.

Fontes:
Fontes: Esporte Uol
Bogueisso
Interney

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!