Action Comics #01, revista com a primeira aparição do Superman, é vendida por US$ 1 milhão

0


É a revista em quadrinhos de super-heróis mais antiga do mundo. Antes dela somente existiam as revistas pulps, que traziam ficção científica e histórias de detetives em páginas de menos qualidade e as tiras de jornais, que sempre vinham com histórias de quatro quadros, no máximo, divididos em diárias ou semanais.

Quando a National Periodicals surgiu em 1934, não passava pela cabeça do seu criador, o Major Malcolm Wheeler-Nicholson, criar algo direcionado para super-heróis, mas em junho de 1938 ele decide publicar a revista Action Comics #01, estampando em sua capa um homem carregando um carro e pessoas correndo assustadas, nascia assim a Era de Ouro dos Super-Heróis.

Hoje, em pleno século XXI, pensar que uma revista da década de 1930 fosse valer um milhão de dólares, poderia a te parecer um absurdo, mas é a pura verdade. Em uma negociata entre anônimos no site de compra e venda de quadrinhos dos Estados Unidos, o ComicConnect.com, um dos cem exemplares ainda disponíveis da edição histórica foi arrebatado pelo valor de US$ 1 milhão.

Alguns dirão: “Mas como este valor?”… Tudo bem, Action Comics #01 não é um clássico da literatura inglesa ou uma obra de arte dos grandes nomes, mas ela é histórica por lançar um super-herói, conceito que na década de 1930 era inédito. Superman foi o pioneiro de um movimento que somente cresceu após sua criação. Hoje o termo super-heróis, nos quadrinhos, vale desde um vigilante sem super-poderes até um guardião cujo as extensões de seus poderes é indecifrável, quase sendo um deus.

Se a Action Comics merece ou não ser vendida a este valor, se tornou irrelevante a partir do momento que o negócio foi fechado e ela foi vendida. Como bem lembrou um outro site, é só pensar no episódio dos Simpsons aonde Montgomery Burns acende um charuto com a Action Comics #01, ou melhor, ele acendeu um charuto com UM MILHÃO DE DOLARES.

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!