Anima Mundi

0

Sempre fui um fã incondicional de animações. Programas como o Flash sempre me cativaram, apesar de não saber usá-los e de também não desenhar muito bem.

E passo a me interessar ainda mais quando chega a época do Anima Mundi, maior festival de animação das Américas e o quinto maior do mundo, que está sendo realizado desde o último dia 29 no Rio de Janeiro. A festival vai até dia 8 de julho na capital carioca, depois indo de 11 a 15 deste mês em São Paulo.

Além dos filmes de animação, destacam-se as oficinas do Estúdio Aberto, onde os participantes passam de espectadores a criadores nas mais variadas técnicas, como massinha de modelar, pixilation e desenho animado em 2D, e os workshops profissionais, nesta edição sob a coordenação de Mark Walsh, supervisor de animação dos estúdios Pixar (leia-se “Procurando Nemo”, “Vida de inseto”, “Os Incríveis”…). Ocorrerá também o 2º Anima Fórum, que vai acontecer nos dias 12 e 13 de julho em São Paulo, reunindo artistas, técnicos e executivos da indústria audiovisual para debater o mercado da animação.

A homenagem desta edição vai para Norman McLaren (Escócia, 1914 – Canadá, 1987). Figurando no rol dos que revolucionaram as técnicas de animação, McLaren fundou o departamento de animação do National Film Board, no Canadá.

O Anima Mundi inclui ainda, entre outras, as seções Futuro Animador, dedicada a crianças e jovens; Animação em Curso, com filmes realizados em escolas nacionais e estrangeiras; e Papo Animado, constituído por exibições de filmes e conversas com seus realizadores.

Sorte tem quem pode ir a um festival desse. Pra quem não pode, resta acessar o site, que conta com informações do festival, fóruns, programação, mas pelo que vi nenhum vídeo. Nada que uma breve busca no Youtube não possa resolver.

Acesse o site clicando aqui.

Fonte: Yahoo Notícias

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!