“Anos Incríveis” não pode ser lançado em DVD devido aos direitos autorais de sua trilha sonora

10

Certa vez, assistindo à TV Cultura, vi um episódio de uma série que na época nem sabia o nome. No que pude perceber da trama, um menino enfrentava os problemas de quem está para entrar na adolescência. Tudo narrado por ele mesmo, só que já adulto, como se estivesse lembrando dos fatos da época. Lembro bem que a narração é feita pelo mesmo dublador que dubla o Homem Aranha na versão em desenho animado.

Tratava-se de Anos incríveis, série de enorme sucesso na década de 80. O menino chama-se Kevin Arnold, um garoto que acaba de mudar de escola em uma pequena cidade e encontra o amor em uma popular garota de seu novo colégio. As narrativas dão espaço aos conflitos que os jovens enfrentam, em uma das primeiras séries a tratar o assunto de forma dramática, porém, de forma leve e com certo humor.

Na época, gostei tanto do que vi, que pensei em comprar os DVDs da série. Pelas imagens e figurino, percebi que era meio antiga, então logo imaginei que não fosse cara.

Porém, lendo uma notícia no Portal Terra, vi que a série não pode ser comercializada em DVD. Embora os pedidos dos fãs aumentem a cada ano, a venda de Anos Incríveis não poderá ser feita tão cedo, segundo informações do jornal The New York Times.

O grande problema que os seus distribuidores enfrentam são os direitos autorais das músicas que aparecem na trilha sonora. Algumas delas custam milhões de dólares para serem disponibilizadas.

A alternativa da empresa seria trocar essa trilha por outras mais acessíveis, mas isso comprometeria a qualidade da série. Os próprios fãs defendem a comercialização do DVD com toda a trilha original.

O problema não assola somente seriados antigos, mas também alguns filmes, que tiveram que ser retirados do mercado porque tinham suas trilhas comprometidas por vencimentos de contratos.

Nem sei se Anos Incríveis ainda está na grade de programação da TV Cultura ou de algum canal pago. O fato é que é uma excelente série. Pena que quem quiser tê-la para si, terá de fazer download na internet ou adquirir cópias piratas.

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!