Batman: novo uniforme e novas revistas para o retorno de Bruce Wayne

1

O texto abaixo contém SPOILERS, portanto leia por sua conta e risco.

Não é mais novidade para ninguém que Bruce Wayne está voltando para o universo do Batman, na intenção de assumir o seu manto. Só que, com sua chegada ao presente, após a minissaga O Retorno de Bruce Wayne, várias mudanças são esperadas e dentre elas será a do uniforme.

Fazendo uma breve recapitulada no traje do Cavaleiro das Trevas, quando ele surgiu no final da década de 1930, as orelhas e a capa tinham a intenção de imitar um morcego e o uniforme era preto (capa, capuz e suporte atlético, com detalhes em azul) e cinza, o suporte atlético do uniforme (a sunga por cima da calça) imitava a roupa de atletas daquela época, já o símbolo do morcego era somente uma demonstração de sombra do mamífero voador.

Já na década de 1940, quando ele ganha seu parceiro, Robin, e seus arquiinimigos que prevalecem até hoje, como o Coringa, o Duas-Caras, a Mulher-Gato e o Pinguim, o uniforme passa a ser mais azul do que preto, e permanece assim durante muitas décadas, até que na de 1960, um detalhe é adicionado ao uniforme por decisão de marketing da editora DC Comics, uma elipse amarela em volta do morcego, como simbolismo do já criado bat-sinal. Já na década de 1970, as orelhas do capuz ganharam nova forma , ficando maiores, graças a arte de Neal Adams.

Quando chegamos a década de 1980, Frank Miller, artista em ascensão, escreve e desenha The Dark Knight Strikes Again (Batman: O Calaveiro das Trevas, no Brasil) e nos mostra o Batman usando dois modelos de uniforme, sendo o primeiro com a elipse amarela, capuz, capa e suporte atlético azul e malha cinza, e o segundo sem a elipse e o capuz, capa e suporte com um tom de cinza bem escuro. Após a saga Crise nas Infinitas Terras, Miller retorna para reformular o Batman em Batman: Ano Um, que retorna a um uniforme muito semelhante ao original, com desenhos de David Mazzucchelli, só que em Batman: Ano Dois, o capuz já ganha orelhas maiores e retorna ao tom azul, sem contar que a elipse amarela envolve o morcego.

Após a complicada saga A Queda do Morcego, quando Bruce Wayne vai parar em uma cadeira de rodas, seu substituto Jean Paul Valley, o Azrael, deixa o uniforme mais hi-tech e com a aparência de uma armadura. Bruce consegue milagrosamente curar a coluna e retorna ao manto, só que esse agora tem um tom todo negro, somente aparecendo, em destaque, o símbolo envolvido com a elipse amarela.

Após a saga Terra de Ninguém, Batman retorna ao traje original, com orelhas curtas, cinza e negro e sem a elipse envolvendo o morcego e ficou assim até a minissérie Batman: Descanse em Paz, quando Bruce Wayne é dado como morto. Então Dick Grayson, após a minissérie A Batalha pelo Capuz, assume o manto e muda algumas coisas no uniforme, como a luva, que ganha braceletes e o cinto, que ganha um enorme morcego na frente.

Agora, a minissérie Batman: O Retorno de Bruce Wayne está perto do fim nos Estados Unidos e imagens do novo uniforme, que será usado pelo milionário, já começam a surgir, criado pelo desenhista David Finch.

Ele desenhará o retorno que será escrito por Grant Morrison na minissérie Batman: The Return. Na nova concepção do uniforme, Finch mostrou muitas semelhanças ao uniforme concebido por Gary Frank para a série Batman: Earth One, sendo assim a elipse amarela retorna ao símbolo e o suporte atlético some, mas diferente de Frank, Finch adiciona algo que parece uma proteção para a virilha do homem-morcego. O cinto também muda, parecendo muito com o usado em Batman Eternamente por Val Kilmer, só que dessa vez ele é dourado. Veja:

Mas as novidades não param por aí, pois Batman ganhará duas novas séries. Nada foi dito sobre a atual na qual Grant Morrison escreve, Batman & Robin, mas ele assumirá a nova Batman Inc. Na série, após seu retorno, Batman decide recrutar outros heróis que tenham o mesmo objetivo dele, então inicia uma viagem pelo mundo selecionando estas pessoas e treinando-as, quando necessário. Morrison ainda diz que o verdadeiro objetivo será descoberto com o desenrolar da série e que ele é maior do que aparenta ser. Já David Finch, além de criar o uniforme, também assume uma nova revista. Intitulada Batman: The Dark Knight, ela trará o morcegão em histórias detetivescas com cunho mais sobrenatural e tendo participações recorrentes de Jason Blood e seu alter-ego, Etrigan, o demônio.

Batman: The Return e Batman Inc. estreiam em outubro, enquanto Batman: The Dark Knight chega ao mercado em novembro.

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!