Dia da Mulher: 4 filmes que honram as mulheres no cinema

0

8 de março. Dia internacional da Mulher. Uma data reverenciada por muitos e que não poderia passar despercebida por aqui certo.

Então, para homenagear aquelas que jamais poderiam faltar nesse mundinho, selecionei cinco filmes que, de uma maneira ou de outra, trazem fortes personagens femininos que honram, ao seu modo, as mulheres no cinema. Confira abaixo:


Central do Brasil: Na história, temos Dora (Fernanda Montenegro), uma mulher que escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Nos relatos que ela ouve e transcreve, ela sempre vê um verdadeiro panorama da população migrante, que tenta manter os laços com os parentes e o passado. Uma de suas clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com seu filho, Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai.

À medida que vão entrando país adentro, estes dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando. Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme. Pelo longa, ela foi indicada ao Globo de Ouro e ao Oscar de melhor atriz. Assista ao trailer:


Joana D’arc: o filme narra a clássica e verídica história da heroína Joana D’arc (Milla Jovovich), que no século XV lutou contra a invasão da Inglaterra na França. O sacrifício e garra da personagem são algo destacáveis. Assista o trailer:


Erin Brockovich: A personagem título, vivida por Julia Roberts é mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, utilizando-se de todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares. Julia ganhou o Oscar de melhor atriz pela atuação no longa. Assista ao trailer:


Olga: Mais um filme nacional na lista. Ele conta a história real da judia alemã Olga Benário Prestes (Camila Morgado), uma militante comunista que, desde jovem, foi perseguida pela polícia até fugir para Moscou, onde fez treinamento militar. Até ser encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha Nazista, ela tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga acaba sendo enviada para um campo de concentração de Ravensbrück.

Bom, esses foram os filmes que eu escolhi. E você, tem algum outro filme que acha que representa bem esse dia? Comente abaixo.

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!