Dick Giordano (1932 – 2010)

0

Eu aprendi a gostar de quadrinhos com a arte-finalização dele. Minha primeira revista com o Batman trazia o C’avaleiro das Trevas desenhado por Neal Adams, com arte-final do consagrado Dick Giordano.

Artista, desenhista e editor, este veio a falecer nesta manhã de sábado aos 77 anos de idade.
Sempre que se pensa em uma lenda dos quadrinhos, Dick Giordano está bem entre eles. Começou carreira aos 19 anos, como artista independente, trabalhando no Jerry Iger Studio com a personagem Shenna para a revista Fiction House. Um ano depois, em 1952, foi contratado como free-lancer pela Carlton Comics, aonde iniciou os heróis de ação da editora, se tornando em 1965, editor-chefe da Carlton.

Em 1967, Carmine Infantino contratou Giordano como editor das revistas da DC Comics, aonde ele teve uma longa parceria com o desenhista Neal Adams.

Em 1971, Dick Giordano deixou a DC junto com Neal, e ambos criaram a Continuity Associates Studio, que lançou desenhistas como Terry Austin, Bob Layton, Al Milgrom, Joe Rubinstein, e Bob Wiacek.

Em 1980, a Publisher da DC Comics, Janette Kahn consegue recontratar Giordano para ser editor das revistas do Batman. Um ano depois ele é nomeado editor de gestão da DC, para em 1983 receber o cargo de Vice-presidente e Editor Executivo da editora.

Dentre as revistas que Giordano trabalhou estão: Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Liga da Justiça da América e Novos Titãs. Foi ele também o iniciador da linha Vertigo, na DC, com a editora Karen Berger, lançando revistas dos artistas britânicos Alan Moore, Neil Gaiman e Garth Ennis.

Em toda sua carreira ganhou cinco prêmios: Em 1969, ganhou o prêmio de melhor editor no Alley Awards, e de 1970 a 1974 ganhou o prêmio de Melhor Arte-finalista (Divisão Dramática) no Shazam Award.

Dick Giordano inspirou uma grande geração de arte-finalistas, entre eles estão: Terry Austin, Bob Layton, Joe Rubinstein, Klaus Janson, Steve Mitchell e Mike DeCarlo.

Seu legado ficará para sempre em nossa memória.

Descanse em paz, genial Dick Giordano!

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!





Receba novidades sobre "Dick Giordano (1932 – 2010)" e outros posts do Entretendo. Cadastre-se:

Comente no Facebook!

Faça o seu Comentário

© Copyright Entretendo.com 2007/2010. All rights reserved.
Theme Junkie Modificado e Otimizado. Políticas de Privacidade.