Livro é feito em homenagem aos 50 anos das criações de Mauricio de Sousa

4


Em tempos de venda da Marvel Comics para a Disney e todos se pronunciando sobre o assunto (até mesmo este que vos escreve), neste momento eu vou me concentrar no pai de Mônica e Magali, amigo do Cebolinha e do Cascão, e criador de um dos maiores sucessos quadrinhísticos do Brasil, a Turma da Mônica, Mauricio de Sousa.

A primeira criação de Mauricio aconteceu em julho de 1959, com o cachorrinho Bidu, que saía em tiras de jornal com seu dono, Franjinha, e de lá para cá o universo de personagens do autor só cresceu. Sempre se baseando em suas aventuras de infância, Mauricio criou uma gama de personagens. Às vezes, alguns ganhavam nome de suas filhas e filhos, outros ganhavam nomes de amigos e conhecidos seus de infância, também teve suas aventuras na roça e até mesmo homenagens a grandes jogadores. Além disso, o autor sempre disponibilizou suas personagens para várias campanhas educacionais, além de criar parques temáticos, na intenção de alegrar as crianças que curtiam Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento e vários outros, fazendo até mesmo peças teatrais. Na década de 1980, ele começou a levá-los dos quadrinhos para o cinema, com grande sucesso, também.

Neste ano de 2009, nos seus 50 anos de criatividade, ele decidiu alegrar a também aqueles que acompanham sua criação há muito tempo, desenvolvendo A Turma da Mônica Jovem, onde Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali agora são adolescentes e vivem as mais diversas aventuras com seus amigos, além de romances.

Agora, referindo-me ao título desta matéria, um grupo de 50 artistas brasileiros se juntou para homenagear o criador do tiranossauro vegetariano Horácio, do elefante verde Jotalhão (também conhecido durante anos como garoto-propaganda do extrato de tomate Cica), o homo-erectus Piteco e tantos outros, para dar sua própria visão das personagens de Maurício de Sousa.

Artistas como Laerte (Overman), Ziraldo (Turma do Pererê), Fernando Gonsales (Níquel Náusea), Renato Guedes (Superman), Fabio Yabu (Combo Rangers), Ivan Reis (que está concorrendo a melhor desenhista no Scream Awards e no Wizard Fan Awards! pelo Lanterna Verde) e os gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon (10 Pãezinhos), são alguns dos talentos que fazem parte desta homenagem.

A MSP 50: Mauricio de Sousa por 50 artistas terá 192 páginas e custará R$ 98,00 (com capa dura) e R$ 55,00 (com capa cartonada) e será lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro.

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!





Receba novidades sobre "Livro é feito em homenagem aos 50 anos das criações de Mauricio de Sousa" e outros posts do Entretendo. Cadastre-se:

Comente no Facebook!

4 Comentários

  1. maria vitoria disse:

    AH E PARABENS !

    PELA TURMA MARAVILHOSA QUE VC TEM

  2. maria vitoria disse:

    amo,vcs tenho todas as ediçao do gibi da turma da monica jovem,amos eles de paixao.

    a ediçao que eu achei mais legal foi a18.Mauricio posso fazer uma pergunta?vc escreve a respota no meu email.

    Vai ter a turma da monica adulta?

    Tenho 10 anos de idade e so leio gibi da tuminha.

    minha amiga tinha falado que o senhor tinha falecido ,mas eu sei que isso e uma calunia.

    Quantos anos a senhor tem ?Claro com todo respeito .

    Eu creio que um dia vou ver vc pessoalmente e vou te mostrar como eu so fa numero 1.

    ah! manda um beijao para turma ,fala para eles que eu amo eles e o criador que e vc.

    aquardo respostas.

    BEIJOS.

    BEIJOS!

Faça o seu Comentário

© Copyright Entretendo.com 2007/2009. All rights reserved.
Theme Junkie Modificado e Otimizado. Políticas de Privacidade.