Maria Bethânia e a polêmica com o seu blog e o Ministério da Cultura

3

O assunto do dia hoje na internet foi sobre o blog da cantora Maria Bethânia. A página, intitulada “O Mundo Precisa de Poesia”, trará, durante o período de um ano, um vídeo por dia com a artista interpretando poemas. Os clipes terão direção de Andrucha Waddington e produção da Conspiração Filmes.

Nada demais se não fosse o valor da captação pedido por Bethânia junto ao Ministério da Cultura para a confecção do blog: cerca de R$ 1,3 milhão. Valor, este, fornecido graças à Lei Rouanet, criada em 1991 para promover o incentivo à cultura nacional.

Antes de continuar, é bom analisarmos bem essa questão. Entenda que o MinC não vai ceder essa quantia à cantora. Ele apenas autoriza que empresas interessadas em patrocinar o projetopossam abater de seu imposto de renda parte da verba, destinado-a ao patrocínio de eventos culturais. Por outro lado, esse abatimento faz com que as mesmas empresas paguem um valor menor de imposto, logo os cofres públicos arrecadam menos.

Questionamentos à parte, é bom frisar a forma com que o assunto está sendo tratado por grande parte da mídia. Sites como do jornal O Globo e Folha de S. Paulo passam informações incompletas que sugerem que o dinheiro será entregue pelo Governo em mãos à artista, ocasionando revolta dentre aqueles que visitam as páginas e não buscam outros meios de informações. Exemplo foi a forma como os usuários do Twitter comentaram o fato, criando a tag #DevolvaoDinheiroBethania.

Mas mesmo que haja a falta de informação dos que criticam, acredito que a insatisfação destes é, em grande parte, válida. Por mais que 365 vídeos dirigidos e produzidos por pessoas qualificadas custem caro, acredito que tal valor poderia ser reduzido, forçando a diminuição do custo final de cada produção. Afinal, como eu já disse anteriormente, mesmo que o MinC não libere diretamente a quantia, só o fato dela ser abatida de impostos significa uma redução na arrecadação por parte do Estado.

Sem contar que inúmeras pessoas gravam vídeos periódicos de qualidade na internet com meras câmeras digitais e não gastam uma quantia exorbitante. E é preciso deixar claro que a Maria Bethânia vai apenas recitar poemas, ela não será a protagonista de curtas de ficção científica.

Conclui-se que é necessário uma maior informação por parte daqueles que criticam, assim como é preciso um maior controle do Governo por parte dos benefícios cedidos a quem quer que seja. Tudo isso evitaria polêmicas desnecessárias e críticas infundadas a quem não merece ouvi-las. Mas estamos no Brasil, e exigir qualquer uma das duas coisas com êxito é algo bastante complicado.

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!





Receba novidades sobre "Maria Bethânia e a polêmica com o seu blog e o Ministério da Cultura" e outros posts do Entretendo. Cadastre-se:

Comente no Facebook!

3 Comentários

  1. marcia disse:

    Xuxa recebe aval do MinC para captar 8,3 milhões!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 2012

  2. Fransa disse:

    Sou contra o blog "O Mundo Precisa de Poesia". Quem sabe um blog "O Mundo Precisa de Educação" ?

    Claro, e a custos muitíssimos mais baixos !!!

    O pior, nas pesquisas via internet verifiquei que o filme "Xuxa e os Duendes" também foi viabilizado via NOSSOS IMPOSTOS.

    Aí sim, é prá ficar mais preocupado ainda com o Ministério da Cultura.

    Está na hora de ficarmos mais "ligados" com as ações de todos os ministérios !!!

  3. Eduardo disse:

    enquanto as grandes decisões políticas não levarem em consideração a "verdadeira cultura" jamais seremos um país valorizado e importante no cenário internacional.

Faça o seu Comentário

© Copyright Entretendo.com 2007/2011. All rights reserved.
Theme Junkie Modificado e Otimizado. Políticas de Privacidade.