O 1º de abril e os blogs

5

Odeio 1º de abril. Não vejo a menor graça em um dia que é conhecido pelo fato das pessoas praticarem um ato que detesto: a mentira. Engraçado que quando há os dias de boas ações ou coisas do tipo ninguém se move ou sequer lembra de tais datas. E depois ainda querem reclamar das dificuldades da vida.

Mas, infelizmente, temos de conviver com esse tipo de coisa no nosso dia-a-dia e também não é o fim do mundo, afinal, é apenas um dia e nem eu nem ninguém vai morrer devido a isso.

O problema é quando essas coisas chegam a meios que deveriam prezar pela transparência e pela credibilidade, como os blogs. E é aí que minha irritação fica ainda maior.

Antes de escrever este texto, estava lendo meus feeds à procura de assuntos interessantes e que pudessem servir de fontes para meus posts quando me deparo com uma penca de mentiras que não são sinalizadas, nem mesmo disfarçadamente, e o pior, em meio à notícias verdadeiras.

Ok, mas é primeiro de abril e o blog é do dono, ele escreve o que quer, certo? Errado. E os leitores fiéis? E os que pesquisam nos sites de busca e irão se deparar, daqui a dias, meses ou até anos, com tal notícia sem que esta tenha o devido esclarecimento sobre sua falta de verdade? Muitos sacam no ato que é brincadeira, outros desconfiam. Porém, muitos ficam na dúvida. Ninguém é obrigado a estar antenado no mundo do entretenimento e cultura pop para saber o que pode estar correto ou não. Estas pessoas como ficam? “Boiando”. Até que um bom samaritano comente ou então que o dono do blog, com toda sua benevolência e cordialidade, explique a brincadeira.

“Nossa, que tempestade em copo d’água”, podem dizer os mais “descolados”. Pode até ser, mas me sinto no direito de reclamar de algo que não julgo correto e não vejo canal melhor que este. Até porque é o único que tenho. Não quero mudar a linha editorial de ninguém, nem mesmo se tivesse poder para isso, o faria. Mas às vezes é bom destoar da maioria que acha que mentir é algo legal, mesmo que isso seja feito no dia oficial da falta de verdade.

Mas a ironia maior é haver um dia da mentira em um país que elas são contadas pela grande maioria, sem pudor, em todos os dia do ano. Acho que épico seria mesmo um dia da verdade. Mas passar o dia ouvindo verdades desagradaria a muitos…

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!




Tags:

Receba novidades sobre "O 1º de abril e os blogs" e outros posts do Entretendo. Cadastre-se:

Comente no Facebook!

5 Comentários

  1. Miguel Mascarenhas disse:

    Ahaha, não Camino, ele se referia à outra coisa, fique tranquilo.

  2. Concordo em parte. Afinal é só uma brincadeira, mas tem gente que realmente exagera. Aconteceu o mesmo comigo, procurando posts que possam servir de fonte e me deparar com essa enxurrada de mentiras, que nem mesmo parecem mentiras.

    Eu acho que brincadeira tem momento certo pra acontecer e momento certo pra parar. Mas chegar ao ponto em que você não consegue diferenciar a invenção de algo real é porque algo está assustadoramente errado.

  3. Camino disse:

    O problema ao meu ver nem é essa moralidade, é mesmo a falta de criatividade.

    Chega primeiro de abril e todo mundo escreve um monte de mentiras e todo mundo já sabe que vão escrever mentiras então fica totalmente sem graça.

    Alexandre de quem você está falando? Não é do Ambrosia não né? Nos começamos no primeiro de abril do ano passado 🙁

  4. Alexandre Rauta disse:

    É isso aí Miguel, só para complementar, na grande maioria das vezes, os blogs que fazem posts mentirosos são aqueles que pregam moralidade, ética e querem criar regras para a blogosfera.

    "Ah, mimimi, escrever fotos de fulana pelada é errado, blablabla" e fazem estas caquinhas de posts mentirosos só para ganhar aquela audiência que o buzz vai gerar.

    Vide exemplo de uma revista virtual aí, que deveria ser impressa, criada neste mesmo dia do ano passado. Vários blogueiros, donos da blogosfera, senhores dos bons costumes, se reuniram para contar uma piada, para não ficar feio, nos dias seguintes passaram a escrever mal e porcamente a revista virtual, e cadê esta revista hoje?

    Afirmam de pés juntos que nunca pensaram em enganar ninguém. Pois é, acredite se quiser, os mesmos hoje continuam contando mentiras.

Faça o seu Comentário

© Copyright Entretendo.com 2007/2009. All rights reserved.
Theme Junkie Modificado e Otimizado. Políticas de Privacidade.