Cartola FC: como jogar, dicas, scouts, regras, downloads e as novidades do fantasy game da Globo.com

1

O mercado no Cartola FC já está aberto há alguns dias, mas a jogatina só começa de fato amanhã, com a estreia do Brasileirão 2011. Mas como jogar este game, cujo número de participantes cresce mais e mais a cada ano? Bom, se você tem essa curiosidade, tentarei fazer um pequeno tutorial de como entrar na brincadeira. Vamos lá.

Como jogar Cartola FC 2011?

Para jogar o Cartola FC é mole. Basta criar uma conta no site do jogo, onde você escolherá o nome do seu time e vai customizar o seu uniforme. Depois disso você poderá criar uma liga e convidar quem quiser para ela ou mesmo participar das que já existem. Feito isso, agora é hora da escalação da equipe.

Você vai escalar o seu time com os jogadores reais, aqueles que disputarão as partidas pelos clubes da série A, pensando no desempenho que eles terão de verdade. A análise dessa performance será feita por meio dos scouts do Cartola FC, que contabilizam os feitos do jogador mediante as regras do game. Quanto mais scouts positivos, obviamente melhor pontuação o jogador escalado terá. Vão os scouts abaixo:

Scouts positivos de ataque

Falta sofrida (FS) + 0,5 ponto
Assistência (A) + 5,0 pontos
Finalização na trave (FT) + 3,5 pontos
Finalização defendida (FD) + 1,0 ponto
Finalização para fora (FF) + 0,7 ponto
Gol (G) + 8,0 pontos
Pênalti perdido (PP) – 3,5 pontos

Scouts positivos de defesa

Jogos (J) 0 ponto
Roubada de bola (RB) + 1,7 pontos
Jogos sem sofre gol (SG) + 5,0 pontos *Exclusivo para as posições de goleiro, zagueiro e lateral
Defesa difícil (DD) + 3,0 pontos *Exclusivo para a posição do goleiro
Defesa de pênalti (DP) + 7,0 pontos *Exclusivo para a posição do goleiro

Scouts negativos de ataque:

Passe errado (PE) – 0,3 ponto
Impedimento (I) – 0,5 ponto

Scouts negativos de defesa:

Falta cometida (FC) – 0,5 ponto
Gol contra (GC) – 6,0 pontos
Cartão amarelo (CA) – 2,0 pontos
Cartão vermelho (CV) – 5,0 pontos
Gol sofrido (GS) – 2,0 pontos *Exclusivo para a posição do goleiro

Assim, só para dar um exemplo, se você escalou o Fred, deverá torcer para que ele faça vários gols pelo Fluminense. Escalando o Rogério Ceni, deve torcer para que ele não tome gols e faça defesas difíceis, e assim por diante.

Só que para contratar jogador, você precisa de cartoletas, que é o dinheiro do Cartola FC 2011. Você começa com 100 delas e precisa dar os seus pulos para conseguir mais, já que com 150 delas você adquire uma maior tranquilidade para fazer as compras.

Como eu consigo mais cartoletas?

Para conseguir cartoletas você precisa ter noção de valorização dos jogadores. Isso é um pouco complexo de se entender, então recomendo uma leitura neste texto para que você compreender melhor esse processo. Recomendo também fazer o download de um programa para que você saiba se o jogador irá desvalorizar ou não.

Entendido isso, você já terá dado um belo passo para se tornar um bom cartoleiro e buscar cada vez mais pontos nas ligas que participar. Mas essas são as informações básicas do jogo. Há muito o que aprender ainda. Sendo assim, abaixo vão outras dicas do Cartola FC:

– Assistente técnico: Você pode escalar um jogador e de última hora ele ficar de fora. Com o assistente técnico ligado, ele substitui esse jogador por outro. Mas atenção, ele só fará isso até o momento que o mercado fechar e ainda pode tirar jogadores que acabarão jogando.

– Olheiros: Se você não tem tempo para assistir e acompanhar o rendimento dos jogadores durante os jogos, selecione até 50 jogadores para acompanhar e comparar todos os dados que precisar.

– Mude seu time a cada rodada: Cada rodada do Brasileirão é diferente, logo, é preciso analisar os jogadores tendo em vista sempre a próxima rodada. Repetir a mesma equipe por rodadas seguidas quase sempre é prejuízo.

– Esqueça o time de coração: Jogue com a lógica, escolha os jogadores de melhor desempenho, independente do time.

– Regras: conheça bem as regras do Cartola FC 2011. Para ficar por dentro de todas, basta visitar a página com o regulamento.

– Jogos: Assista o maior número de jogos possíveis. Conhecer os times e jogadores vai te dar conhecimento, o que é primordial para o sucesso no game.

– Leia o blog do Cartola FC e acompanhe o Twitter oficial do jogo: Os dois trazem informações atualizadas e muitas vezes de última hora sobre escalações, jogadores e etc.

É isso. Mas não desanime com esse monte de informações. Elas apenas servem para norteá-lo, o legal mesmo é aprender jogando. Então não perca tempo e vá montar seu time. Bom divertimento.

Leia também:

Cartola FC – Como jogar, dicas, melhores scouts, prêmios e muito mais

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!




Tags:

Receba novidades sobre "Cartola FC: como jogar, dicas, scouts, regras, downloads e as novidades do fantasy game da Globo.com" e outros posts do Entretendo. Cadastre-se:

Comente no Facebook!

01 Comentário

Faça o seu Comentário

© Copyright Entretendo.com 2007/2011. All rights reserved.
Theme Junkie Modificado e Otimizado. Políticas de Privacidade.