“Héroes, no hacen falta alas para volar”, o documentário sobre Pascal Kleiman, o DJ que toca com os pés

1

Certas profissões são bem difíceis de serem realizadas sem determinada parte do corpo. Algumas eu diria que são impossíveis, caso de um DJ tocar sem suas mãos, certo? Bom, talvez para a maioria deles…

Se sua resposta foi positiva, então você não conhece Pascal Kleiman. Mesmo tendo nascido sem braços devido à uma má formação fetal causada pelo medicamento talidomida, ingerido por sua mãe na gravidez, o francês de 41 anos tornou-se DJ. Mas como?

Tudo começou em 1989, quando Kleiman, já envolvido com a música ao tocar para amigos, trancou o curso de Direito e profissionalizou-se. Para ele, que aprendeu a se virar com as pickups sozinho, virar figura garantida em grandes festas por toda a Europa foi questão de tempo.

A fama do “DJ que toca com os pés” logo correu o mundo e Pascal virou tema de documentário. Cativado pela história, o diretor Angel Loza não pensou duas vezes em levá-la para as telonas. Intitulado “Héroes, no hacen falta alas para volar” (“Heróis, não é preciso asas para voar”, em tradução livre), o curta, em cerca de 25 minutos, conta parte da história do DJ e sua força de vontade e perseverança em ter uma profissão praticamente impossível para sua condição.

O filme mescla depoimentos do DJ, de seus parceiros musicais e amigos, fotos e vídeos de seu passado (mostrando seus familiares e imagens de sua época de criança), trechos de sua carreira como músico, tocando em festas, além de alguns momentos íntimos de Kleiman. Apesar de pecar pela falta de dinamismo como é mostrado, Héroes é altamente recomendado para quem curte música eletrônica ou mesmo para aqueles que gostam de lições de vida, vendo pessoas que venceram na vida mesmo com grandes adversidades.

Prova da qualidade do documentário são os mais de 30 prêmios internacionais que ganhou, sendo promovido em mais de 88 países, o que só fez aumentar a popularidade do DJ. E se você se interessou, abaixo vai o trailer:

 

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!