Orkut: fim da comunidade Discografias causa polêmica

1


Uma das principais comunidades do Orkut chegou ao fim. Depois de encarar inúmeras ameaças por parte da APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música), a Discografias encerrou suas atividades na noite deste domingo (15). O grupo contava com mais de 920 mil usuários.

Além dela, outras comunidades relacionadas tiveram o mesmo fim, casos de “Trilhas Sonoras de Filmes”, “Trilhas Sonoras de Novelas” e “Índice Geral”, todas gerenciadas pela mesma moderação.

Essas comunidades consistiam em fóruns onde as pessoas postavam links de arquivos musicais, hospedados em sites como Rapidshare e Megaupload, com o intuito de trocar e enriquecer seu repertório musical por meio dos downloads. Mas como a grande maioria deste conteúdo é protegido por direitos autorais, a APCM não mediu esforços para pôr fim aos fóruns.

As críticas e a indignação da moderação da Discografias devem-se ao fato de que há inúmeras formas de se conseguir música e não haveria motivo para que apenas a comunidade você alvo de represálias, como você pode ver em parte do comunicado, deixado pela moderação na comunidade:

Não é com o fechamento desta comunidade e outras equivalentes que as gravadoras irão aumentar seus lucros.

Muitos artistas perderão seus meios de divulgação.

Milhares de membros terão que procurar outras atividades no Orkut que não seja o download de músicas e afins. O número de sites e blogs de conteúdo similar, mais programas como eMule, limewire, de torrents e outros P2P, cresce em progressão geométrica.

Perdem eles, perdemos todos, mas enfim, tudo em nome do dinheiro das grandes corporações. Nada em nome da cultura.

O restante do comunicado você pode ver direto na comunidade.

Agora fica a questão: A APCM está cumprindo sua função, que é de coibir quem pirateia músicas e, direta ou indiretamente, é o caso de comunidades como estas. Porém, como o próprio comunicado da moderação afirmou, sempre haverá outros meios de se conseguir links para download e formas de compartilhamentos de arquivos e a Discografias é apenas um peixe pequeno no oceano. Resta saber até quando e onde podem ir tais órgãos para tentar inibir a prática de downloads e se a comunidade não seviu como “bode expiatório”.

Fonte: G1 Tecnologia

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!





Receba novidades sobre "Orkut: fim da comunidade Discografias causa polêmica" e outros posts do Entretendo. Cadastre-se:

Comente no Facebook!

01 Comentário

  1. Dra1nyou disse:

    Não pague nada por aquilo que você possa ter de graça.

Faça o seu Comentário

© Copyright Entretendo.com 2007/2009. All rights reserved.
Theme Junkie Modificado e Otimizado. Políticas de Privacidade.