Um novo Homem-Aranha para o Universo Ultimate

0

Atenção: O texto abaixo contém SPOILERS


Em 1962, Stan Lee, Jack “The King” Kirby e Steve Ditko juntavam suas mentes e papéis para elaborar o primeiro herói nerd e que sofria bullying na escola, Peter Parker.

Parker era um órfão que morava com os tios. Esguio, com miopia e poucos amigos, mas extremamente inteligente. Ele adquire super-força, agilidade, capacidade de escalar paredes e um sexto-sentido apurado, depois de ser picado por uma aranha que sofrera altas doses de radiação, e após a morte do tio que lhe deixou a celebre frase: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, ele se tornou o amigo da vizinhança, o Homem-Aranha.

Essa história manteve-se forte durante muitos anos, até mesmo a improbabilidade de se adquirir poderes de uma aranha com radioatividade ficou imutável, até o surgimento do Universo Ultimate.

Nesse novo universo que a Marvel criou para seus escritores e desenhistas terem um pouco mais de liberdade artística, o cabeça-de-teia teve uma leve reformulação na sua origem, sendo trazida mais para a atualidade, com mutações genéticas, clonagem e tudo o mais. Peter continua sendo o mesmo garoto nerd, franzino e míope, mas desta vez tem dois amigos, Mary Jane Watson e Harry Osborn (que era o único amigo de Peter na Era de Prata dos quadrinhos), que é um dos galãs da escola. Harry é filho de Norman Osborn (até aí, tudo muito parecido), que é presidente-senior da Oscorp, que trabalha com aperfeiçoamento genética de animais e plantas. No dia da visita da turma de Peter, Harry, Mary Jane, Flash Thompson (eterno bullying de Peter) e outros, uma aranha com modificações genéticas que misturam características de várias em uma só, foge e termina picando Parker. Ele fica muito mal, vai para casa, tem uma febre altíssima, mas sobrevive ao outro dia, acordando bem disposto e muito melhor. Aos poucos, vai descobrindo suas habilidades, revelando-as somente para sua amiga Mary Jane.

O seu uniforme, Peter ganha quando consegue vencer todos os melhores lutadores em um torneio de luta e o agenciador do evento lhe dá uma vaga, o chamando de Homem-Aranha. Mas acontece o esperado, o agenciador é assaltado, após se recusar pagar Peter, e o mesmo assaltante mata o seu tio, que o deixa com a celebre frase acima citada. Esta história foi desenvolvida por Brian Michael-Bendis e desenhada por Mark Bagley, que conseguiram atualizar o personagem sem muitos “pecados” com a mitologia criada a três mãos na década de 1960. Assim sendo, todo um novo contexto fora criado com Peter e todos os personagens que fazem parte do seu universo. Uma parte desta nova história veio a fazer parte do filme Homem-Aranha, de Sam Raimi, que se tornou um sucesso mundial para os fãs, que gostaram muito da adaptação, tanto no filme quanto nos quadrinhos.

Mas no começo do ano de 2011 veio o anuncio da morte do Homem-Aranha do universo Ultimate. Até aí tudo bem, pois a Marvel estava com uma política de se desfazer do universo, mas então surge uma surpresa, Peter Parker morre, mas o legado continua.

A morte de Peter aconteceu em Ultimate Spider-Man #160, mas a busca de um substituto começou em Ultimate Fallout #01, escrita e desenhada pelos mesmos que iniciaram a série em 2000, Bendis e Lagley. Na premissa da número 1, vinha a frase: “The end before the beginning” (algo como “O fim antes do recomeço”), com Stace, Tia May e Mary Jane chorando na capa, a frente de uma imagem soturna do Homem-Aranha. Quando chegamos a última edição da minissérie, chega revelação do novo herói. Muitas especulações surgiram de quem poderia ser, mas pouco se soube de verdade, até o jovem Miles Morales retirar a máscara e se revelar sendo o novo amigo da vizinhança. Morales é filho de descendentes africanos e latinos.

Na compreensão de Bendis, que está trazendo este novo personagem para os quadrinhos, Miles é um reflexo da cultura e diversalidade do século XXI e que os fãs do universo Ultimate irão gostar dele. Só que os já acostumados a gostar de Peter podem não ter uma boa receptividade com uma substituição do personagem, então teremos de esperar para ver, lembrando que isso é somente no universo Ultimate, pois no Universo Marvel normal, o bom e velho nerd Peter Parker continua vestindo a máscara do cabeça de teia, amigo da vizinhança, o Homem-Aranha.

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!





Receba novidades sobre "Um novo Homem-Aranha para o Universo Ultimate" e outros posts do Entretendo. Cadastre-se:

Comente no Facebook!

Faça o seu Comentário

© Copyright Entretendo.com 2007/2011. All rights reserved.
Theme Junkie Modificado e Otimizado. Políticas de Privacidade.