Conheça Sandman

1

Vou começar sendo sincero, conheço pouco sobre a personagem, mas ele sempre me interessou, principalmente por sua ligação com a mitologia grega.

Vamos começar por aí. Morfeus (o sonho) e um dos filhos de Hipnos (o sono) e Nix (a noite), um dos Oneiros (como eram chamados os cem filhos de Hipnos e Nix). Se utilizando um pouco dessa história, Neil Gaiman criou sua própria mitologia. Nela Morfeus (também conhecido como Sandman, Sonho, Oneiros, Oniromante e Lorde Moldador, entre outros nomes) governa o mundo de Sonhar. Ele é um dos Eternos e tem como irmãos Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Delírio e Desespero. Ele as vezes parece insensível, outras meditativo, mas é invariavelmente melancólico. Dentre seu irmãos, Ele confia mais em sua irmã mais velha, A Morte.

O universo de Morfeus e suas histórias surgiram em 1988, na história Prelúdios e Noturnos, escrita por Gaiman e desenhada a seis mãos pelos desenhistas Sam Kieth (The Maxx), Mike Dringenberg (Patrulha do Destino) e Malcolm Jones III (Questão). O sucesso foi iminente e crescente, levando a vários formatos e fazendo com que vários escritores quisessem escrever suas histórias, até mesmo o japonês Yoshitaka Amano (Final Fantasy).

As histórias nos levam a um mundo diferente, onde os humanos são submetidos as mais variadas provas e pensamentos, reflexões. A primeira história já se iniciava com uma mostra do universo alternativo, desenvolvido para a linha Vertigo, da DC Comics. Contava que durante setenta dias, Morfeus esteve aprisionado numa redoma de vidro, pelo mago Rodrerick Burgess, e quando ele volta à Sonhar, o caos está estabelecido, fazendo ir em busca de três artefatos, em poder de humanos e bruxos. A história envolvia John Constatine (criação de Alan Moore) e o vilão Doctor Destiny (em inglês para não confundir com Doctor Doom, da Marvel Comics). Depois disso, as histórias se passam mais nas relações humanas e seus envonvimentos no mundo de Sonhar, com os Perpétuos.

Grande sucesso até os dias de hoje, a revista Sandman completou no ano de 2008, vinte anos, e continua seu constante sucesso, agora com Sandman: The Dream Hunters (continuação do sucesso iniciado por Amano). Aqui no Brasil, a Editora Conrad tem sido responsável pelas publicação das histórias desse universo mágico criado pelo inglês Neil Gaiman.

Este post faz parte das comemorações Sandman 20 anos, organizadas pelo Ambrosia. Lá você fica ainda mais por dentro da história do personagem. Clique e confira.

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!





Receba novidades sobre "Conheça Sandman" e outros posts do Entretendo. Cadastre-se:

Comente no Facebook!

01 Comentário

Faça o seu Comentário

© Copyright Entretendo.com 2007/2009. All rights reserved.
Theme Junkie Modificado e Otimizado. Políticas de Privacidade.